A área financeira é uma das mais relevantes na prestação de serviços da DRIVE YB, tendo em conta a actividade profissional anterior dos seus responsáveis.
Concentra-se essencialmente nas seguintes acções:
> ANÁLISE DA ESTRUTURA FINANCEIRA E DAS NECESSIDADES DE FUNDOS
Para se concentrarem no negócio, as empresas precisam de assegurar as suas fontes de financiamento. O primeiro trabalho da DRIVE YB consiste na identificação das necessidades de capital por parte da empresa e da sua repartição equilibrada entre capital próprio e alheio.
> PROCURA DE FUNDOS PRÓPRIOS (INVESTIDORES)
A capacidade de obtenção de fundos próprios no mercado é relativamente limitada em empresas de pequena dimensão. No caso das start up, o acesso a equity é possível, mas depende do projecto, da equipa de gestão, da capacidade de apresentação do negócio e dos investidores escolhidos.
A DRIVE YB avalia a capacidade da empresa conseguir angariar investidores e, no caso de estarem reunidas as condições para o efeito, desenvolverá todas as iniciativas que culminem com a entrada de novos accionistas no projecto. Este trabalho será remunerado essencialmente numa base de success fee, fixando-se apenas um valor residual para cobertura parcial dos encargos envolvidos com o processo.
> NEGOCIAÇÃO DE FUNDOS ALHEIOS (FINANCIAMENTOS) COM INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS
Actualmente o apoio bancário às empresas é muito mais criterioso do que no passado. Depois de definir a estrutura de capitais adequada, a DRIVE YB colabora com a Empresa na identificação das necessidades de fundos alheios e na formatação das operações, em especial na fixação do prazo e do plano de amortização do capital, de modo a conciliar o serviço da dívida com a evolução previsível do seu cash flow. A experiência da DRIVE YB na montagem deste tipo de operações tem sido determinante para o sucesso das negociações com as instituições financeiras.
> ELABORAÇÃO DE SISTEMAS DE REPORTING DE GESTÃO
Após definidos os caminhos a seguir e contratadas as operações de financiamento, haverá que assegurar o seu cumprimento. Através de sistemas de informação regulares, as empresas podem, periodicamente (mensal e trimestralmente), avaliar o grau de realização das medidas tomadas e da capacidade de cumprimento das obrigações assumidas. Os melhores sistemas de informação de gestão são os mais sintéticos e próximos da ocorrência dos eventos. A DRIVE YB preocupa-se com este aspecto e com a acessibilidade online à informação de gestão, pelo que dá prioridade à implementação destes procedimentos (sistemas de informação e acessibilidade em tempo real).
O factor diferenciador da DRIVE reside na acumulação de várias competências e experiências, que facilitam a obtenção dos fundos adequados à concretização do negócio.